terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Refletindo Texto 12
Livro do Salto para o Futuro
No ar desde 1991 e na grade da TV Escola a partir de 1996, o programa Salto para o Futuro produz, para professores e gestores, séries televisivas, valorizadas por textos escritos por renomados educadores e especialistas, e promove o diálogo com esses profissionais, democratizando oportunidades de interação e de acesso ao conhecimento.
Mas há mais no Salto para o Futuro. A riqueza e contemporaneidade dos temas abordados bem como a pluralidade e diversidade brasileira que as séries retratam fazem do Salto - como carinhosamente é chamado pelos professores - um convite ao exercício da autonomia e da criatividade.
De fato, com os boletins, os programas televisivos e o site onde se encontram entrevistas, fotos e outros recursos multimídia (www.tvebrasil.com.br/salto), os professores, gestores, cursos de formação de docentes, escolas e os sistemas educacionais têm um poderoso instrumento para, autonomamente, organizar processos de capacitação, propor reflexões e implementar projetos de trabalho que contribuam para o desenvolvimento profissional e para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
A recepção organizada do Salto para o Futuro e a exploração de seu potencial pedagógico, proporcionam à comunidade educacional, sem custos financeiros, a concretização de um processo de formação continuada, incentivando a adoção de uma cultura de permanente qualificação profissional.
Esta publicação que a Secretaria de Educação a Distância - SEED oferece aos educadores brasileiros dá relevo ao tema das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), a partir de uma seleção de textos publicados e séries produzidas pelo Salto para o Futuro, nos últimos anos.
A SEED e a TV Escola querem incentivar você, educador, a inserir as TICs na educação, de forma crítica, criativa e cidadã e, também, a (re)descobrir o Salto para o Futuro, um programa cujo compromisso é com a valorização dos profissionais da educação e com a melhoria de qualidade da escola pública brasileira.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário