terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Conclusões da nossa pesquisa...

Dúvidas temporárias que se tornaram certezas:  Qual a metodologia de ensino a ser utilizada? A pedagogia por projetos vem a ser uma excelente forma de trabalharmos com os nossos alunos usando as tecnologias, pois sua proposta é fazer com que o aluno seja o sujeito responsável pela produção do seu conhecimento, através de pesquisas de assuntos de seu interesse, realizando descobertas, fazendo suas próprias reflexões e reconstruções a cerca de seu conhecimento. O papel do professor dentro desta metodologia de ensino é de mediar o processo de aprendizagem do aluno, criando ações que o levem a ser o construtor de seus próprios conhecimentos Quanto à mediação do professor no processo de aprendizagem dos alunos, acreditamos que a utilização de mapas conceituais é de grande valia, pois auxilia o professor a visualizar os caminhos percorridos pelos alunos na construção de seus conhecimentos, nas suas hipóteses, de modo que o professor possa intervir de forma positiva neste processo de aprendizagem e também uma forma de avaliar seu trabalho pedagógico, observando se os objetivos estão sendo atingidos. A avaliação do professor em relação à aprendizagem dos alunos não está mais voltada a um resultado final, à preocupação de medir e quantificar e sim de avaliar todo o processo da sua aprendizagem, ou seja, os caminhos percorridos pelo indivíduo na busca pelo conhecimento. Como trabalhar com as crianças, usando as novas tecnologias sem “viciar” ao uso continuo de jogos e outros? É possível trabalhar com nossos alunos, usando recursos que eles estão acostumados a utilizar como forma de entretenimento, como sites de pesquisa, Orkut e blogs. Pois assim faremos algo diferenciado, tornando as nossas aulas mais interessantes e dinâmicas, fazendo com que eles se interessem pelo aprendizado. Ampliando o conhecimento dos nossos educandos sobre o uso das tecnologias para que aprendam a utilizá-los em benefício próprio no seu dia-a-dia.  Que tipo de relações podemos estabelecer entre nosso alunos? Com o uso da tecnologia nas escolas há a possibilidade de se estabelecer redes de conhecimento, onde os alunos compartilham informações, pesquisam, confrontam idéias, as organizam e reorganizam, estabelecem novos conhecimentos, aprendem a trabalhar em grupo, à distância e a respeitar diferentes opiniões. A confirmação de nossas certezas provisórias: • Aulas mais dinâmicas; • Interação entre os alunos; • Necessidade que o professor conheça e domine essas tecnologias. Com o uso da pedagogia por projetos com certeza temos aulas mais dinâmicas, pois o aluno tem a possibilidade de interagir com os outros, trocando informações e trabalhando em conjunto. O aluno passa a ser autor de sua aprendizagem e co-autor da aprendizagem do outro. E assim como o professor precisa ter consciência no inacabado, de que não estamos prontos, de que não sabemos tudo, de que precisamos estar sempre em busca de novos conhecimentos, o professor com certeza, deve buscar conhecer essas novas tecnologias e aprender a utilizar os benefícios da modernidade. Percebemos que nossas certezas se confirmaram ao longo da pesquisa, mas, isso não significa que já sabemos tudo sobre está temática a qual nos propomos desenvolver nosso projeto. Acreditamos este trabalho nos ajudou a adquirimos conhecimentos e ferramentas para continuar buscando melhorar nosso ensino. Conclusões a cerca do nosso projeto de aprendizagem... Através das nossas pesquisas, passamos a enxergar o uso das tecnologias em sala de aula com outro olhar. O interesse por pesquisar este tema, partiu da preocupação do uso das tecnologias digitais virtuais por parte das crianças, que muitas vezes se encontram viciadas nestes recursos. Talvez por isso, encontramos tanta resistência, por parte dos adultos, quanto ao uso destes recursos, em suas vidas. Através de entrevistas com professores, tanto no nosso projeto de pesquisa, quanto nas apresentações dos outros grupos da turma, percebemos nas falas destes profissionais a resistência ao uso das tecnologias digitais virtuais e também percebemos a nossa própria resistência a estes recursos, justamente por não conhecermos os benefícios que estes podem nos trazer em nossa vida docente. A partir do momento em que começamos a utilizar estes recursos no processo de construção da nossa aprendizagem no PA de Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, passamos a nos dar conta de como isso funciona e pode dar certo com nossos educandos também. Temos clareza que para o trabalho pedagógico com crianças não estamos pensando em fazer uso dessa ferramenta à distância, mas sim em sala de aula. Acreditamos que as tecnologias digitais virtuais podem favorecer um ensino mais dinâmico e participativo.

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