domingo, 14 de dezembro de 2008

Refletindo o texto 09

TREIN, Daiana. SCHLEMMER, Eliane. Projetos de aprendizagem no contexto da Web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Santos - SP - PUC-SP. WEB Currículo 2008 O artigo apresenta uma reflexão sobre as possibilidades das práticas pedagógicas, no contexto do uso das Tecnologias Digitais Virtuais Emergentes – TDVEs, especificamente no que se relaciona com as ferramentas da Web 2.0. Estabelece uma relação entre a Web 1.0 e a cultura do ensino e a Web 2.0 e a cultura da aprendizagem, abordando os projetos de aprendizagem baseados em problemas, como uma alternativa para os currículos disciplinares. A velocidade na produção da informação e a facilidade de disponibilização e de acesso a ela, propiciada pelas Tecnologias Digitais Virtuais Emergentes – TDVEs, provocam mudanças nos processos de ensinar e de aprender. A escola deixou de ser o único lugar destinado ao acesso da informação e, ganhou uma aliada, a Internet, por exemplo, que disponibiliza um mundo de informações ao alcance das mãos em segundos. Nesse contexto e com o objetivo de refletir a cerca das possibilidades do uso das TDVEs na educação, o artigo aborda os projetos de aprendizagem no contexto da Web 2.0, como um caminho para uma prática pedagógica que promova a interação, colaboração, cooperação e que favoreça o desenvolvimento da autonomia e autoria dos sujeitos. Segundo a autora, o termo Web 2.0 foi utilizado pela primeira vez, durante uma conferência porTim O´Reilly, da O´Reilly Media em 2004. O´Reilly falava sobre a grande explosão mundial da Web e da crise ocorrida em 2001, onde muitas empresas perderam milhões. Por intermédio de meu cunhado que trabalha na Cigan (é uma empresa que lida com tecnologias, softawer e muito mais avançados), obtive a informação que a WEB 2.0,deverá estar operando até 2009,pois a mais mesma irá acelerar ainda mais o acesso rápido a internet. Será que até lá as tecnologias digitais o mundo virtual estará de comum acordo nas escolas em seu currículo, pois a resistência do novo ainda é bastante grande. Espero que sim, pois hoje com um entendimento mais claro sobre esse mundo virtual,pode-se perceber que vem e muito a contribuir em nossa prática pedagógica.

Nenhum comentário: