É interessante a forma como Andrea Cecília Ramal começa seu texto. Ela usa de recursos que prende a atenção do leito e desperta interesse em saber o que este texto tem de novo, ou em que ele pode ajudar no nosso conhecimento. Os questionamentos que Andréa faz no texto ajudam a despertar para um novo pensar no que está acontecendo com a educação.
Este texto provoca um desentalar, um despertar da realidade e dá-se conta que é urgente uma mudança. Mas, a mudança precisa acontecer primeiro no interior de cada educador, de cada pensador da educação. A partir daí conseguiremos percorre novos caminhos, e assumir uma atitude de quem acredita nas novas possibilidades para educação.
É preciso pensar em novas estruturas em relação à educação, isso é em novos jeitos que envolva mais o aluno como autor de seu processo de aprendizagem. É preciso usar melhor as novas tecnologias digitais virtuais e tantos recursos como ferramentas no trabalho pedagógico.
Acredito que este texto me fez perceber o quanto ainda preciso buscar novos conhecimentos e o quanto preciso está aberta para um novo olhar na educação. Preciso desconstruir alguns conceitos antigos que faz parte de meu ser enquanto educadora. Estou aprendendo a construir um novo olhar e a buscar novos conceitos para minha prática de educadora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
despertar a curiosidade.... fundamental né? Freire já nos dizia que sem ela não se ensina e nem se aprende!
Oi Daiana
Realmente, tenho Feirei como maior educador e pensador da educação brasileira. Ele partia da base, conhecia seus alunos e construir a aprendizagem em conjunto. Acredito que para nós hoje o maior desafio está em arriscar no novo e apostar na mudança em nossas praticas educativas.
Postar um comentário