Lendo o artigo da professora Eliane Schlemmer “A aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: viver e conviver na virtualidade”, achei muito interessante sua forma de trabalhar alguns conceitos referentes à aprendizagem através das tecnologias digitais. Os teóricos que ela usou como referencias para falar da questão do conhecimento como algo que não é simplesmente hereditário, mas que precisa ser construído juntamente com o meio onde se está inserido.
Um outro trecho que quero ressaltar é quando Eliane traz a referencia de Lévy (1999) para falar das relações estabelecidas no mundo virtual. Tenho uma concepção diferente quanto ao expressar as emoções e sentimentos através da escrita. Ainda acredito que as relações de amizades que estabelecemos presencial física têm um diferencial em relação as que estabelecemos virtualmente. Tenho amizades virtuais, porém são distantes e falta algo que não sei nomear neste momento.
Percebo que as tecnologias digitais virtuais em minha vida são muito mais meios para interação no trabalho e ferramentas na construção de novos aprendizados.
SCHLEMMER Eliane, A aprendizagem com o uso das tecnologias digitais: viver e conviver na virtualidade. Professora da UNISINOS
sábado, 29 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Acredito que consigamos num futuro não tão distante construir raízes fortes para educação à distância, mostrando que o aluno mesmo não tendo disponibilidade de horários ele pode estudar e se relacionar muito bem com outras pessoas.Eu acredito e tenho visto muitas pessoas conquistarem amizades e aprendizado no Ensino Digital Virtual.Claro nunca deixando de pensar em um contato físico como forma de aconchego, sentimento que o ser humano necessita.BJS(Márcia .A)
Oi Márcia
Obrigada, por ler meu texto.
Concordo com você. Porém quando me refiro as relações de amizades virtuais como algo "vazio" é por relatos de pessoas amigas e conhecidas que diz viver este "vazio". Não disconsidero a importancia da comunicação e das relações de amizades que o mundo digital virtual propociona. Tenho várias amigas e amigos que leva anos para nos encontrarmos fisicamente, mas mantemos contatos virtuais.
Penso que tudo precisa de um equilibrio. Não posso ficar só com amizades virtuais.
Postar um comentário