quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Apreciações dos textos 11 e 12

O texto “Os Softwares Educativos são Interativos?” de Joanez Aparecida Aires e Edel Ern, apresenta analises de cinco softwares na área da educação que se diz ser interativo. Ao longo do texto eles vão questionando e conceituando o que é interatividade.
“Na mesma proporção em que se encontra o termo “interatividade” como característica principal das novas tecnologias, também se faz presente uma enorme confusão desta palavra em relação ao termo interação. Uma vez que a interação corresponde à ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas ou pessoas, ação recíproca, e não de uma coisa ou pessoa sobre outra, então, a novidade permitida pelas novas tecnologias de informação e comunicação seria a transcendência do paradigma unidirecional da comunicação que se dá do emissor para o receptor? Ou a utilização do termo interatividade nos produtos tecnológicos seria apenas um apelo de Marketing? Consideramos que há sim um grande apelo de marketing no termo interatividade, mas este apelo corresponderia já a uma conseqüência da emergência do termo no meio informático.” (AIRES e ERN, 2000)
Joanez e Edel ressalta no desenvolvimento do seu artigo as lacunas cada softwares apresenta e o grau de dificuldade que os mesmos traz quando se fala em interatividade. Percebe-se que é apresentado algo que é irreal, pois quando se vai para prática não é bem o que encontramos no uso de alguns softwares. Para pensa em interatividade é necessário ter clareza do conceito que tem este termo e o seu significado. Interatividade, leva a algo dinâmico, interligado, de interface, com acesso vinculado a opções de mudança e interação.
“A ação docente inovadora precisa contemplar a instrumentalização dos diversos recursos disponíveis, em especial os computadores e a rede de informação. Aos professores e aos alunos cabe participar de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora que tenha como essência o diálogo e a descoberta. Com essa nova visão, cabe aos docentes empreenderem projetos que contemplem uma relação dialógica, na qual, ao ensinar, aprendem; e os alunos, ao aprender, possam ensinar (Freire, 1997). Os professores e os alunos passam a ser parceiros solidários que enfrentam desafios a partir das problematizações reais do mundo contemporâneo e demandam ações conjuntas que levem à colaboração, à cooperação e à criatividade, para tornar a aprendizagem colaborativa, crítica e transformadora.”( BEHRENS,1998)
Achei magníficos os artigos de Marilda Aparecida Behrens “Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente”. Marilda aborda uma situação real e cotidiana nas nossas escolas, na vida de nossos educadores e educandos. É preciso acreditar e começar a usar as novas tecnologias digitais virtuais como ferramentas de aprendizagem, mas, para que isso possa acontecer o professor precisa conhecer e querer inovar. As mudanças só acontece quando temos coragem de arriscar no novo e buscar construir novos caminhos. Enquanto educadores precisamos acreditar mais em nosso potencial e arriscar em uma educação inovadora. Uma educação que os alunos sejam construtores da própria aprendizagem. Precisamos acreditar no potencial de nossos alunos e ajuda-lo a assumir a responsabilidade de ser sujeito na construção do conhecimento, da própria formação.

AIRES, Joanez A.; ERN, Edel. Os softwares educativos são interativos. Informática na Educação: Teoria e Prática, Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de Educação, Pós-Graduação em Informática na Educação, v. 5, n. 1, p. 79-87, mai. 2002. Disponível em http://www.unisinos.br/pastanet/arqs/0716/2622/softwares_educativos.pdf BEHRENS, Marilda Aparecida. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: ALMEIDA, Maria Elizageth Bianconcini; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das Tecnologias na Educação: Salto para o futuro. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/index.php?option=content&task=view&id=165&Itemid=303

Nenhum comentário: