terça-feira, 21 de outubro de 2008

Planejamento do projeto

Problema / Tema
Como aproximar o aluno do mundo virtual sem que ele se distancie do mundo real? E de que forma podemos aproveitar os benefícios da modernidade para melhorar as relações interpessoais de nossas crianças?
Dúvidas temporárias
- Qual deverá ser a metodologia de ensino a ser utilizada? - Como trabalhar com as crianças, usando as novas tecnologias sem “viciar” ao uso continuo de jogos e outros? - Que tipo de relações podemos estabelecer entre nosso alunos?
Certezas provisórias
É mais dinâmico e possível envolver nossos alunos em sala de aula fazendo uso das novas tecnologias. As aulas podem ser mais interativas, participativas e construídas a partir da realidade de cada aluno. Mas, para isso é necessário trabalhar com projeto envolvendo jogos criativos, pesquisas e participação da família para que possa acompanhar o processo de aprendizagem de seu filho e possa estabelecer alguns limites com a criança. Com este novo método de ensinar, será necessário que o professor busque conhecimento e domínio do uso das novas tecnologias como ferramenta pedagógica. É preciso inovar para desenvolver um trabalho de qualidade.
Objetivo Geral
Usar as tecnologias digitais e virtuais como forma de tornar a prática educativa mais dinâmica, comprometida, interativa. Conscientizando do uso das novas Tecnologias Digitais Virtuais como ferramentas importantes no processo de aprendizagem, no desenvolvimento do conhecimento.
Justificativa
Hoje as Tecnologias Digitais Virtuais fazem parte do cotidiano das crianças, desde muito cedo. Por tal aproximação com o mundo virtual, as novas gerações têm muita facilidade no uso destas tecnologias, o que pode ser aproveitado por nós educadores, como uma forma de tornar o ensino-aprendizagem mais dinâmico e interessante aos nossos educandos. É perceptível e até espantoso, o quanto essas tecnologias estão inseridas na vida das crianças, o que nos deixa em “alerta”, para que isso não venha a se tornar um vício. Outro desafio é a capacitação dos professores para que possam preparar suas aulas e consigam desenvolver seus trabalhos com qualidade, criatividade e clareza. Mostrando outras possibilidades aos alunos na usabilidade dessas tecnologias e aproximando-as da realidade.

3 comentários:

Profe Jeanine disse...

Colegas!
Parabéns pelo excelente trabalho!
A temática da pesquisa de vocês é muito interessante, visto que cada vez mais crianças e jovens têm acesso à novas tecnolologias, mas nem todos ou professores e familiares têm o cuidado de observar de que forma se dá esse contato e o conteúdo do que principalmente as crianças tem acesso.
O blog de vocês está muito claro e recheado de textos e considerações muito boas sobre o tema proposto.A apresentação do grupo foi muito boa e foi possível perceber segurança e conhecimento nas falas de todas.Adorei o trabalho e já divulguei o blog de vocês para as professoras da minha escola.
Um abraço a todas!

Ana Carla disse...

Jeanine
Obrigada!
Este comentário nos ajuda a buscar mais informações e esclarecimentos para o nosso projeto.

Tamires disse...

Os meios tecnológicos como ferramenta pedagógica fazem a mediação entre o professor como facilitador no processo de ensino e o aluno como construtor do seu conhecimento, assim os meios tecnológicos proporcionam uma transformação no ambiente escolar, diferentes maneiras de se trabalhar buscando um ensino de qualidade.