Quando comecei a ler o texto "O Fenômeno dos Weblogs : as Possibilidades Trazidas por uma
Tecnologia de Publicação na Internet" de Suzana de Souza Gutierrez, fiquei pensando no que ela foi escrevendo sobre o uso da tecnologia em nossas vidas. Cada vez mais as novas tecnologias passam a ser usadas como meios de comunicação e construção de novos conhecimentos. Suzana traz uma contribuição importante quando ela fala dos Blogs como um meio de telecomunicação e como um meio de publicações e construções de pensamentos, de conhecimentos desenvolvidos por projetos e pesquisas que leva a interação e participação de pessoas que mesmo sem se conhecer acabam estabelecendo uma relação de interação.
O artigo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Tecnologia na escola: criação em redes de conhecimentos, começa ressaltando as contradições existentes na sociedade contemporânea em relação ao uso da tecnologia de informação e comunicação na escola. Para que exista uma construção em rede de conhecimentos, não basta ter acesso a tecnologia. É necessário a interação e envolvimento do ser humano com o meio para que possa construir conhecimento. Sendo assim é preciso abertura para o novo, busca constante de aprendizado, ousadia em arriscar-se, vencer desafios, tercer saberes, buscar informação, interagir, construir... Estes meios da TIC favorece no processo de aprendizagem tornando o aluno autor deste processo e o professor um mediador, facilitador, provocador, desafiador... na construção do conhecimento. Por isso os profissonais hoje precisa cada vez mais se prepararem e estarem abertos e buscando acompanhar os novos conhecimentos que surgem a todo instante para tentar responder as necessidades da educação no mundo atual.
2 comentários:
Ana, boas articulações com o texto!
É importante perceber que esta articulação com os diferentes conhecimentos e com esta quantidade imensa de informação não é tarefa fácil! Por isso a autonomia e a colaboração precisam ser desenvolvidas na escola, pelo professor..
Mas de que forma? Como o professor que foi educado em um ensino linear, pode começar a pensar de forma sistemica? E mais... colocar isto na prática?!
Oi, Daiana
Obrigada!
Penso que para acontecer mudança e envolvimento do professor é necessário em primeiro lugar abertura e busca do próprio professor. Este professor que tem sua formação de forma linear precisa se "reciclar", ou seja buscar cursos de apefeiçoamento. Mas para isso a escola precisa oprtunizar espaço para que haja capacitação destes profissionais.
Mudar uma prática não é tão simples e muito mentos fácil, exigem percistência, busca constante de novos conecimento, capacitação, aceitação do que está sendo proposto... É preciso começar com pequenos passos e fazer acontecer experiências que sejam visualizadas por todos e assim possa criar uma cultura e despertar interesses.
Quando falamos em educação e aprendizagem não temo receita pronta, temos experiências que se faz ao longo de cada etapa. Por isso acredito que só a partir do momento que arriscamos em ousar com o novo é que conseguimos adequirir novos conhecimentos e novas experiências.
Postar um comentário