Quando pensamos no ato de ensinar, geralmente vem a nossa memória a figura de um professor centrado e seguro de si. O Vemos como alguém sábio e disciplinado, o qual detém a verdade e todo o conhecimento. É ele quem tem o dom de fazer com seus educandos aprendam. PO longos anos está pedagogia tradicional foi aplicada nas escolas e por conseqüência disto, ainda temos raízes desta concepção em nossa prática pedagógica e nos libertar-mos dela se torna um tanto difícil, pois também a vivemos enquanto alunos. Entre tantas meios de buscar-mos formas de romper as barreiras do ensino tradicional, temos uma nova concepção, o uso das tecnologias na proposta curricular, a Pedagogia de projetos. A proposta da pedagogia por projetos é fazer com que o aluno seja o sujeito responsável pela produção do seu conhecimento, através de pesquisas de assuntos de seu interesse, realizando descobertas, fazendo suas próprias reflexões e reconstruções a cerca de seu conhecimento. Papel do professor segundo esta concepção, é de mediar esta aprendizagem, procurando entendendo o caminho percorrido pelo aluno para chegar a tal aprendizagem, conhecendo sua cultura e seu histórico sócio-afetivo, fazendo com que o aluno seja capaz de assumir-se como sujeito de sua aprendizagem. Segundo Freire (1996) o aluno deve assumir-se como ser social e histórico, como ser pensante, comunicante, transformados, criador, realizador de sonhos...( p. 46) Quanto à mediação do professor no processo de aprendizagem dos alunos, creio que a utilização de mapas conceituais é de grande valia, pois auxilia o professor a visualizar os caminhos percorridos pelos alunos na construção de seus conhecimentos, nas suas hipóteses, de modo que o professor possa intervir de forma positiva neste processo de aprendizagem e também uma forma de avaliar seu trabalho pedagógico, observando se os objetivos estão sendo atingidos. A pedagogia por projetos viabiliza que o aluno aprenda integrando várias áreas do conhecimento. O aluno reconhece sua autoria no material produzido e atua tomando decisões, selecionando informações importantes, confrontando idéias, fazendo novas descobertas. No entanto, a mediação do professor é fundamental para que o aluno sinta segurança, o professor precisa ouvi-lo, questioná-lo e orientá-lo para garantir o sucesso na produção do conhecimento. Além de tornar a aprendizagem mais significativa e integra-las as demais disciplinas tornando o projeto interdisciplinar é possível utilizar várias mídias disponíveis na escola, como internet, vídeo, televisão... Basta estar-mos abertos a estas novas tecnologias. Um recurso que seria bastante interessante com crianças e adolescentes na escola, seria o uso de Weblogs. Baseada na experiência que estamos tendo, com alunas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde estamos criando nossos weblogs para produzir nossos conhecimentos e pesquisas, creio que com crianças e adolescentes o entusiasmo pela pesquisa seria ainda maior, pelo prazer de publicar seus achados em algo que para muitos lhe é comum como uma forma de entretenimento.
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2 comentários:
Legal Ju!
O professor precisa ter domínio teórico e conhecimento para sustentar a mediação, porém, não deve impor os seus conhecimentos sem deixar que o aluno seja agente do seu próprio processo né?
Extamente Dai o importante é dar espaço ao educando para que ele seja autor de suas construções no processo de aprendizagem...
Obrigada por comentar...
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