quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A geração atual já nasceu sob influência da tecnologia e a encara com a maior naturalidade. Se é assim, como deve ser a escola ideal para atender aos

Professor-aprendiz

De acordo com o diretor da Microsoft, o problema reside no fato de que o professor precisa aceitar que vivemos em uma sociedade diferente. Mais do que nunca, ele deve atuar como um "facilitador" de ensino, em sintonia com as necessidades reais de seus alunos e procurando se ajustar à realidade atual.

Isso inclui estarem capacitados para lidar com modernos recursos tecnológicos e procurar formas de integrá-los às atividades pedagógicas. "Esta é a nova posição que o educador deve se colocar: de aprendiz", diz.

"O que acontece hoje é que os alunos estão frustrados com os obstáculos que encontram na escola com relação às inovações tecnológicas", analisa Butler.

Ana Teresa Ralston, gerente de Programas Educacionais da Microsoft, concorda: "Nosso jovem está pensando diferente, com recursos diferentes. Por isso, o professor deve estar em contínua transformação", diz. "Mas é bom verificar que muitos já seguem em constante aprendizado", sublinha.

E é nesse contexto de transformação que deve se localizar também a escola das "crianças digitais". Como um espaço propício à aquisição do conhecimento, mas com plena consciência do potencial extra-classe de seus alunos.

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/palestra_greg_final.mspx Além de nos atualizarmos e sabermos lidar com essas ferramentas é preciso permitir o uso em sala de aula. Creio que assim teremos alunos mais interessados, mas participativos...

4 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Oi Ju!

é.. os professores tem que passar da era analógica para a era digital né? rsrs..

por que será que este processo é tão difícil?

Ana Carla disse...

Oi, Juliana

Este nos ajuda a pensar e questionar porque muitas vezes os professores tem tanto "medo" de conduzir suas aulas com interassão de seuis alunos. Parece que falta algo que ainda não conseguir entender no proferror. Ou será que não exigem mais do professor ter que preparar uma aula usando como ferramenta as TDV? Ele vai precisar pesquisar mais, ter dominio do assunto para pode rinteragir.

Elenir disse...

Muito interessante este artigo, nos leva a refletir sobre nossas práticas!!

GICA disse...

Olá colega... Com certeza as suas colocações nos afazem refletir muito sobre o uso das técnologias,principalemente pelo professor ou sejá "nós". Mas acredito que tudo depende de que forma e em que cultura estamos e fomos nos desenvolvendo. Acho que não a culpado, pois os professores mesmo que davão aula para nós hoje muitos continuam em sala e precisam dar aulas para essa geração de crianças que est´por ai muito ligada e esperta, com uma gama de informações muito mais em mãos... Para tanto com certeza, e mais uma vez a modificação naum veio pela educação e sim pela cultura da sociedade e a educação, o professor, os aleis, enfim é preciso adaptações da educação para com as mudanças da sociedade pois uma não existe sem a outra são totalmente interligadas... A sociedade se desenvolve em termos de tecnologia ezorbitantemente, enquanto nós em nossas realidades escolares, mal e mal, conseguimos computadores uzados, doados, e ou com mil exigencia para instalalos, sem condições de manutenção... e temos que seguir em mesma velocidade da sociedade capitalista... consumista enfirecidamente at´rs de novidades, novidades, novidades ... e assim me questiono... ONDE TUDO ISSO LEVARÁ????