quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Sociedade, EAD, inclusão digital e formação de professores

Este fragmento do artigo científico: "Sociedade, EAD, inclusão digital e formação de professores", nos faz refleir como podemos buscar qualidade no processo de formação,enquanto educadora e pensar como posso aproveitar os recursos da tecnologia para o desenvolvimento da aprendizagem. *"Discutir se há diferenças na qualidade de um ensino presencial ou a distância é jogar à baila a própria discussão da qualidade do ensino em si. Qualidade aqui deveria ser vista como algo que leve ao ser humano condições de vida favoráveis a uma existência digna e justa. Dessa forma, tanto o presencial quanto a EAD podem levar o ser humano a um acréscimo da sua qualidade de vida, quanto a ser um embuste na sua caminhada por essa procura. Assim, a qualidade deve ser discutida como um modo e não como a diferença entre um tipo e outro, há cursos bons e ruins, sejam eles de que modalidade forem e, o estilo que for pode e deve propiciar ao educando as melhorias que ele almeja. E, em outro patamar, a diferenciação entre um tipo de ensino e outro pode servir como instrumento antidemocrático na medida em que se leva normalmente a EAD como uma “má educação”. O exemplo canadense é particularmente importante, pois ele, hoje, não distingue mais nos currículos e certificados escolares se o aluno freqüentou Sociedade, EAD, inclusão digital e formação de professores uma escola presencial ou a distância, se fez uma disciplina via Internet ou na sala de aula física. Lá, ensino é ensino, e o mesmo fica na opção do aluno, bem como da instituição de ensino, disponibilizar o conhecimento de forma que atenda a necessidade de ambos. É o extremo exemplo da liberdade de educar e da liberdade de escolha na educação. A formação de professores na hodiernidade não pode estar restrita à formação única e exclusiva da área que quer atuar, nem na formação apenas presencial, urge a necessidade de repensar formas de introduzir nos currículos considerações sobre a EAD. Não há mais uma formação apenas de professor em matemática, geografia ou língua portuguesa, por exemplo, mas deveria haver, somada a essas formações específicas, formação paralela e concomitante nas inúmeras possibilidades que a introdução da informática na educação possa acometer e acarretar. Em situação estratégica, a EAD com os AVAs, são caminhos reais e possíveis de se instaurar uma educação de qualidade e sintonizada com a realidade civilizatória em que vivemos, sempre levando em consideração a infoinclusão. Contruindo com isso, a opção de uso do software livre educacional facilita o acesso à tecnologia infromática sem grandes investimentos e sem restrições de licenças. Assim, EAD, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e as ponderações sobre infoinclusão, formam um conjunto importante e interessante a ser levado em conta na formação de futuros professores. Afinal, na educação estão contidos esses elementos, porém, muitas das vezes, vistos por ângulos separados como se fossem situações distintas e não complementares. Pensar num professor recém saído da universidade sem esses conhecimentos enraizados, sem a discussão das questões políticas-ideológicas dos caminhos do mundo, sem a preocupação em tomar partido nas possibilidades de inclusão do ser humano a condições mais favoráveis de vida, bem como, nessa lógica, ao acesso a toda e qualquer tecnologia disponibilizada, é partilhar da idéia de que o professor não é sujeito/agente de transformação e partícipe na criação de cidadãos. Sem essas perspectivas curriculares estaremos formando profissionais do ensino disformes ao seu tempo e, o que é pior, altamente subjugados a outros saberes dos quais ele não tem domínio, fazendo evoluir o descrédito profissional e a sua importância cada vez menor como categoria pilar na construção da sociedade."

É necessário começar a pensar e olhar de forma diferente a Educação. Quer dizer pelo que percebo independente do recurso ou meio que está sendo usado. Precisamos criar uma conciência de que a formação dos novos educadores precisa está vinculada as necessidades que surgem no contexto atual. Cada vez mais surgem novos meios e as novas tecnologias pode favorecer muito no desenvolvimento da aprendizagem. Fica claro que para uma boa educação é preciso uma boa formação e uma construção contínuma de novos conhecimentos. Isso é como podemos desenvolver de maneira dinâmica e criativa nossa aulas, desde as séries iniciais. Usar dos recursos tecnologicos para que nossos alunos possa desenvolver com mais liberdade seu processo de aprendizagem e o professor seja seu mediador.

span>*DEISE JULIANA FRANCISCO GLAUCIO JOSÉ COURI MACHADO Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Brasil Sociedade, EAD, inclusão digital e formação de professores, Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681–5653)

Nenhum comentário: